As obras de implantação de novas redes de água e esgoto na Vila Operária, executadas pela BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, já tem avanço de 92%.
No total, 1,6 mil pessoas que vivem no local serão diretamente beneficiadas pela intervenção que visa modernizar a infraestrutura de saneamento do bairro.
Iniciada em dezembro de 2022, a concessionária já realizou a implantação de 2,45 quilômetros de novas redes de distribuição de água em PEAD (Polietileno de Alta Densidade), material mais resistente a deformações e a grandes pressões, e com baixo efeito de incrustação. Além disso, são de fácil manuseio, instalação e têm alta durabilidade.
“Optamos por esse material porque ele reduz as ocorrências de rompimentos, garantindo assim, maior regularidade no abastecimento. Além disso, evita que ocorram alterações na coloração da água,”, explica Viviane Moraes, gerente de operações da BRK em Sumaré.
Também foram instalados 2,3 quilômetros de redes de coleta de esgoto em PVC, material com alta durabilidade, para prevenir rompimentos. Vale destacar que a rede de esgoto está dimensionada para recebimento apenas dos efluentes domésticos gerados pelas residências. Portanto, para sua conservação e operação adequadas, não devem ser jogados lixos e óleos em pias, ralos e privadas. Também é necessário que a água proveniente das chuvas seja destinada em tubulações separadas da rede pública coletora de esgoto.
Atualmente, a concessionária executa a implantação dos ramais de água e esgoto, que irão permitir que os imóveis do bairro sejam interligados às redes da concessionária. Essa etapa já tem avanço de 56%.
“É um benefício para os moradores do bairro, que poderão interligar os imóveis às novas tubulações de água e esgoto instaladas, tendo acesso a saneamento de qualidade”, complementa a gerente.
Em caso de dúvidas, a BRK presta atendimento telefônico gratuito pelo 0800 771 0001.